segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Assine o Boletim Informativo
..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO |::..
HOTMART – EU VEREADOR 728X90
728X90 SERASA EXPERIAN
  • Home
  • Meus Semestres
    • SEM 01
      • CCA0553
    • SEM 02
      • CCA1231 – HISTÓRIA DA MÍDIA
      • CCA1232 – COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
      • CCA1234 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
      • CCA1281 – FUNDAMENTOS DA FOTOGRAFIA
      • CCA1282 – NARRATIVAS MIDIÁTICAS
      • CEL1332 – TÓPICOS EM LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • Fale Comigo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Meus Semestres
    • SEM 01
      • CCA0553
    • SEM 02
      • CCA1231 – HISTÓRIA DA MÍDIA
      • CCA1232 – COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
      • CCA1234 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
      • CCA1281 – FUNDAMENTOS DA FOTOGRAFIA
      • CCA1282 – NARRATIVAS MIDIÁTICAS
      • CEL1332 – TÓPICOS EM LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • Fale Comigo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
..::| NEY BARBOSA - JORNALISTA EM FORMAÇÃO |::..
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Jornalismo

Ferramentas do Google essenciais para Jornalistas

NeyBarbosa por NeyBarbosa
28 de abril de 2019
em Mundo Jornalismo
0
0
SHARES
43
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A maior ferramenta de busca do mundo revolucionou a forma como se faz jornalismo atualmente, mas o seu uso não se resume à caixa de pesquisa no topo da tela

Publicado em julho de 2015, no blog do Folha Uol, a matéria abaixo é daquelas que continuam vivas, independente do tempo, pois são ferramentas muito uteis, nos dias atuais. Vamos conferir?

Cada vez mais, há formas inteligentes de buscar, organizar e selecionar informação através do Google e de seus aplicativos, que podem agilizar e melhorar o trabalho na Redação. Veja abaixo seis dicas de como usar o Google a favor de uma boa reportagem.

1. FOTOS DE SATÉLITE

É comum utilizar o Google Maps como fonte de imagens de satélite, mas o site não dispõe de imagens em alta resolução, o que é essencial para uso na versão impressa, por exemplo.

Para conseguir imagens melhores que as do Maps, é necessário usar o Google Earth Pro. Desde fevereiro de 2015, as licenças para acessar a versão profissional do Google Earth são gratuitas —antes, o serviço custava US$ 400.

Basta instalar a última versão do Google Earth. Quando o sistema pedir login e senha, insira seu email e a senha GEPFREE.

Na tela da interface principal do programa, um botão no centro superior da tela permite salvar a imagem e escolher a resolução desejada.

2. GOOGLE TRENDS

O Google Trends é a ferramenta que apresenta os termos mais procurados na busca do Google, cuja forma rudimentar foi lançada em 2006.

Desde o dia 18 de junho de 2015, os resultados do Trends passaram a ser atualizados a cada minuto.

“Queríamos reimaginar o Google Trends para a mídia”, disse Steve Grove, fundador do News Lab, espaço do Google para jornalistas.

A ideia é de que a ferramenta possa ser utilizada agora como um “detector de notícias em tempo real”.

Como a mudança é recente, algumas formas de explorar o Trends ainda não são tão conhecidas, como o Hot Searches, que mostra instantaneamente as buscas mais feitas no momento, por meio de uma visualização em quadros coloridos.

3. NEWS LAB

Recentemente, o Google criou um espaço para treinar jornalistas chamado News Lab. O site tem tutoriais de como usar ferramentas da empresa e ainda analisa as maneiras com que grandes veículos usaram esses aplicativos para produzir reportagens.

A equipe do News Lab também fez a curadoria de alguns temas pesquisados no Google Trends e deixou os dados disponíveis no Github, uma espécie de fórum colaborativo.

É possível usar esses dados para montar suas próprias visualizações. O último arquivo disponível compara as buscas feitas sobre jogos da Copa América com as buscas sobre a Copa do Mundo Feminina de futebol.

4. OPERADORES DE PESQUISA

A maioria das pessoas sabe que, para procurar expressões exatas no Google, basta usar aspas em volta das palavras. Há, no entanto, vários outros símbolos que ajudam a otimizar a busca além das aspas, chamados operadores de pesquisa.

Um operador bastante útil é o asterisco (*), um coringa que pode ser usado se houver dúvida quanto a um dos termos em uma expressão. Pode ser usado na hora de procurar uma citação sem saber ela por completo, como, por exemplo, “mudaria o * ou mudei eu?”.

Outro operador, o “site:”, permite buscar dentro de um site específico. Para procurar no site da Folha, por exemplo, basta inserir o comando “site:folha.uol.com.br” após o termo de busca (“Eduardo Cunha site:folha.uol.com.br”, por exemplo).

5. GOOGLE ALERTS

A ferramenta do Google Alerts é interessante para jornalistas que estão cobrindo um assunto específico e precisam de atualizações constantes.

É só escolher uma palavra chave (ex.: Kim Jong-un) e a frequência em que você deseja receber notificações (sempre que houver notícias, uma vez por dia ou por semana).

É possível determinar a língua das notícias e outros detalhes também.

6. PUBLIC DATA

Órgãos públicos como a OMC, a OCDE e a Unicef alimentam uma base de dados mantida pelo Google, chamada de Public Data.

A ferramenta permite cruzar informações de vários tipos, formando tabelas e gráficos instantaneamente.

O aplicativo foi lançado em 2010 e aperfeiçoado ao longo dos anos para que qualquer pessoa consiga contribuir com dados. A intenção é que a base de dados se torne o mais extensa e versátil possível.

Além das utilidades citadas acima, a lista de softwares e utilidades aperfeiçoadas pelo Google é ainda mais extensa. A empresa sempre divulga novas ferramentas.

O espaço do News Lab, o canal de vídeos do Google e a sua página do Facebook e do Twitter são boas formas de se informar sobre as novidades do buscador.


Fonte: Blog Folha UOL

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • WhatsApp

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Advertisement Banner
Postagem anterior

Curso para jornalistas, integrado pelo Google, Amazon, Twitter e LinkedIn

Próximo post

Siglas - Como escrevê-las?

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Próximo post

Siglas - Como escrevê-las?

Discussão sobre este post

Recomendado

Série O Poder da Ação – Cap. 2

2 anos atrás
A Procura da Felicidade

A Procura da Felicidade

1 ano atrás

HOTMART – EU VEREADOR 300×600
300X600 SERASA EXPERIAN
Formou 300X600

Don't Miss

A história de Leão

A história de Leão

16 de maio de 2020
MÍDIA PROGRAMÁTICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (E MAIS ALGUMA COISA)

MÍDIA PROGRAMÁTICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (E MAIS ALGUMA COISA)

5 de maio de 2020
Criatividade poliamor

Criatividade poliamor

5 de maio de 2020
Plongée e Contra-Plongée – o que é?

Plongée e Contra-Plongée – o que é?

27 de abril de 2020
..::| NEY BARBOSA – PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO |::..

Um ser em constante mudança, ainda não satisfeito com os caminhos trilhados, até aqui, por isso em busca de sua realização pessoal e profissional. A estrada do conhecimento é longa, vasta de oportunidades e caminhos que nos levam a lugares inimagináveis. Muito se encontra, inclusive, na Internet, que proporciona crescimento, adquirindo experiências para o seu Ser Profissional.

Fale Comigo: contato@neybarbosa.jor.br

ORCID iD iconhttps://orcid.org/0000-0002-6389-2953

Rolando No Insta…

Siga-me Nas Redes…

  • Sobre Mim
  • Fale Comigo
  • Política de privacidade

COPYRIGHT © 2019 ..::| NEY BARBOSA - JORNALISTA EM FORMAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |::..

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Meus Semestres
    • SEM 01
      • CCA0553
    • SEM 02
      • CCA1231 – HISTÓRIA DA MÍDIA
      • CCA1232 – COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
      • CCA1234 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
      • CCA1281 – FUNDAMENTOS DA FOTOGRAFIA
      • CCA1282 – NARRATIVAS MIDIÁTICAS
      • CEL1332 – TÓPICOS EM LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • Fale Comigo

COPYRIGHT © 2019 ..::| NEY BARBOSA - JORNALISTA EM FORMAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |::..

Entre na sua conta abaixo

Recuperar Senha?

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Login

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login
%d blogueiros gostam disto: