O Novo Acordo Ortográfico trouxe inúmeras alterações na forma de escrever muitas palavras, dentre elas, as SIGLAS
É comum vermos siglas escritas de forma incorreta, nos mais variados meis de comunicação. Isso se dá pelo fato de não terem atentado para as mudanças que ocorreram, após a aprovação do “Novo Acordo Ortográfico”, em 2009 e sua entrada em vigor, em 2016, quando tornou-se obrigatório.
História
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de “nova ortografia” ou “ortografia oficial”.
O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório a partir do dia um de janeiro de 2016.
Vamos conferir essas mudanças, a partir de agora?
Grafia
Escreva com todas as letras maiúsculas:
- siglas com até três letras: PF, BC, ONU, OAB, ILB, DRU, CPI, USP
- siglas cujas letras são soletradas: BNDES, INSS, CPMF, CPMI, DNER
Use apenas a inicial maiúscula:
- quando a sigla tiver mais de três letras e for pronunciada como palavra: Secom, Seep, Sepop, Comap, Detran, Denatran, Petrobras, Embrapa, Unesco.
Uso misto:
- siglas com formação mista, isto é, quando parte da sigla for soletrada e parte for pronunciada como palavra: as letras soletradas ficam em caixa alta e a parte que é pronunciável fica em caixa baixa: Dger, Hran, Cnen, Cfem.
Algumas siglas fogem às regras. Respeite a forma consagrada em casos como UnB, ProJovem, LexML, ICMBio, CNPq, ProInfo, MoMA, DPVAT.
Não use pontos entre as letras da sigla: EUA, e não E.U.A.
Para o formar o plural, acrescente um s minúsculo: CPIs. Não use apóstrofo: CPI’s.
Uso
- Use apenas siglas conhecidas. As que não forem de uso amplo devem ser evitadas. É o caso de MMA para Ministério do Meio Ambiente, Mdic para Ministério do Desenvolvimento, Seppir para Secretaria da Igualdade Racial.
Dados apresentados por Mário Theodoro, secretário-executivo da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), confirmam que a violência contra negros se agrava nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde ocorre um aumento acentuado de homicídios de jovens negros.
O projeto (PLC 79/11) que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.
O projeto (PLC 79/11) que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.
- Mesmo as siglas conhecidas devem ser usadas com cautela, sem excessos.
- As siglas de comissões do Senado devem sempre ser usadas. Evite-as, sempre que possível, nos títulos.
Audiência na CRE discutirá tratado de cooperação amazônica
Bastaria: Audiência discutirá tratado de cooperação amazônica
CCJ vota aumento de pena por exploração sexual de crianças
Seria melhor: Comissão vota aumento de pena por exploração sexual de crianças
- Em titulos, as siglas podem ser um bom recurso para o espaço reduzido. Cuidado, porém, com o excesso delas.
Senadores do RJ e ES vão ao Supremo defender liminar
Texto prevê farmacêutico em postos do SUS
Delinquência juvenil cai nos EUA há dez anos
Senadores discutem adoção de mecanismo idealizado pela ONU
Jucá pede à PF que resgate garimpeiros em reserva ianomâmi
Substitutivo de Aécio sobre PEC das MPs gera polêmica na CCJ
Segundo BC, déficit ficará abaixo de 2% do PIB em 2013
- Algumas siglas podem ter mais de um significado. MP, por exemplo, pode significar medida provisória e Ministério Público. Fique atento para não causar dúvidas ou ambiguidade.
Desdobramento
Na primeira ocorrência, escreva o significado da sigla por extenso e a coloque, a seguir, entre parênteses.
Presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, a comissão de 17 juristas responsável pelo anteprojeto do novo Código Penal examinou mais de 6 mil sugestões de cidadãos.
Veja a lista de siglas que podem ser usadas sem desdobramento:
Dispense a transcrição das siglas em nomes de partidos políticos e de empresas nas quais a sigla já se tornou o próprio nome, como:
Petrobras
Eletrobras
Vasp
Varig
Infraero
Funai
Sebrae
Aids também já dispensa o desdobramento.
Por economia de espaço, pode-se dispensar o desdobramento das siglas a seguir:
Anvisa
BNDES
Cofins
CPMF
CUT
EUA
FGTS
FMI
HIV
Ibama
IBGE
Ibope
INSS
IPTU
IPVA
OAB
ONG
ONU
PIB
PIS-Pasep
SUS
A relatora da proposta, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse que os tribunais regionais federais têm formado jurisprudência no sentido de permitir o saque do PIS-Pasep nas mesmas hipóteses de saque do FGTS, porserem, ambos, fundos criados com a finalidade de proteção do trabalhador.
Gênero
Cuidado com o gênero da sigla! Observe a primeira palavra a partir da qual a sigla foi formada para saber se a concordância é com o masculino ou o feminino.
De acordo com o pacto, governos federal, estadual e municipal, articulados, precisam melhorar 14 indicadores sociais previamente definidos pela Unicef.
De acordo com o pacto, governos federal, estadual e municipal, articulados, precisam melhorar 14 indicadores sociais previamente definidos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Siglas estrangeiras
Explique as siglas estrangeiras, em vez de traduzi-las literalmente. Por exemplo, “o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos”, “a ETA, a organização terrorista basca”, “a KGB, a antiga polícia secreta soviética”.
A decisão do Copom ocorreu no mesmo dia em que o Federal Reserve (FED, o banco central norte-americano)cortou o juro básico nos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual, para 1% ao ano.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou a implementação da reforma tributária, com corte de impostos, ressaltando que a economia não pode ficar à mercê de decisões tomadas por outros países, como a medida anunciada pelo banco central dos Estados Unidos (FED) de comprar US$ 600 bilhões em títulos do governo em mãos de instituições financeiras privadas.
A polícia federal norte-americana (FBI) afirma que os menores representaram 16% de todas as prisões e estiveram envolvidos em 16% de todos os crimes violentos de 2004.
Magno Malta mencionou ainda visita ao Federal Bureau of Investigation (desnecessário) (FBI), a polícia federal norte-americana, onde conheceu técnicas de combate ao crime, até mesmo na preparação dos agentes.
A tecnologia escolhida pela PF, adotada também pelo FBI (a PF americana), pela Interpol e outros países, já é usada para as informações criminais, de estrangeiros, de passaportes e dos funcionários da própria corporação.
No caso do Banco Mundial, por exemplo, evite usar Bird, a sigla oficial. É mais claro dizer Banco Mundial. O BID deve ser tratado como Banco Interamericano de Desenvolvimento, para evitar dúvidas.
Partidos
O partido e o estado do parlamentar devem ser indicados logo após a primeira referência a ele.
Use parênteses e hífen para indicar o partido e o estado de parlamentares.
Na audiência pública pelo aniversário de seis anos da Lei Maria da Penha, ontem, as senadoras Ana Rita (PT-ES) e Marta Suplicy (PT-SP) cobraram mais avanços na aplicação da lei.
Se o partido já foi informado ao longo do texto, o estado deve vir depois do nome, entre parênteses.
A avaliação é dos líderes do PMDB e do PT no Senado, Eunício Oliveira (CE) e Wellington Dias (PI).
Rodrigo Rollemberg (DF), líder do PSB, também criticou a possibilidade de um movimento contra o procurador-geral.
Não é necessário usar a sigla partidária para ex-parlamentares. Avalie, no entanto, se a informação é relevante.
Às 10h30, haverá cerimônia de colocação do retrato do ex-senador e atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na galeria de ex-presidentes da CMA.
Para os presidentes do Senado e da Câmara e membros da Mesa, o partido só é citado quando atuam na condição de senador ou deputado, ou seja, apresentando projeto ou fazendo discurso.
Veja a diferença:
Na matéria a seguir, Sarney propõe projeto de decreto legislativo. Atua, portanto, como senador e, assim, há indicação de seu partido:
A proposta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de realizar um plebiscito nacional sobre o comércio de armas de fogo foi apresentada ontem no Plenário.
Já na matéria abaixo, ele atua como presidente do Senado e, então, o partido não foi indicado:
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu ontem representantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (ligado à Presidência da República) e de entidades de defesa da educação e da igualdade racial.
Para o presidente do Senado, José Sarney, as comissões contribuem para a produção de leis mais consensuais e com qualidade ainda mais refinada.
Fonte: Ascom Senado
Discussion about this post