Este é o primeiro livro publicado no Brasil que trata exclusivamente das fontes de notícias.
A obra verifica e demonstra as ações e as estratégias das fontes no relacionamento com os jornalistas.
Para isso, o trabalho busca fundamentos em várias concepções e pesquisas.
Examina as abordagens das fontes nos estudos do jornalismo.
Reúne e revisa as diferentes tipificações para propor uma classificação das fontes.
Registra as peculiaridades da assessoria de imprensa.
Confronta a ética das fontes com a deontologia dos jornalistas.
Apresenta a pesquisa de campo, feita pelo autor por meio de entrevistas em profundidade, associadas à pesquisa de opinião com 440 fontes, assessores de imprensa e jornalistas.
Com isso, a obra elucida as ações e as estratégias, inclusive as equivocadas, das fontes de notícias em persuadir os jornalistas a reproduzir os fatos, o enfoque, as falas e os seus interesses, com o propósito de zelar por uma reputação ilibada e imagem positiva, seja pessoal, da organização ou do grupo social que representam.
Enfim, contribui para a introdução aos estudos sobre fontes de notícias nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, bem como alerta as fontes sobre o campo minado do jornalismo e os jornalistas quanto aos interesses das fontes.
Fontes de Noticias - Ações e Estratégias das Fontes no Jornalismo