terça-feira, 26 de setembro de 2023
Assine o Boletim Informativo
  • Login
..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO |::..
728X90 SERASA EXPERIAN
Ultrapack 728X90
TriAjuda 728X90
HOTMART – EU VEREADOR 728X90
  • ABRINDO A MENTE
    • O Poder da Ação
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • FALE COMIGO
  • EMPREENDENDO
    • Curso de Fotografia Online
    • Restauramos Seu Score
No Result
View All Result
  • ABRINDO A MENTE
    • O Poder da Ação
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • FALE COMIGO
  • EMPREENDENDO
    • Curso de Fotografia Online
    • Restauramos Seu Score
No Result
View All Result
..::| NEY BARBOSA - JORNALISTA EM FORMAÇÃO |::..
No Result
View All Result
Home Dicas & Macetes

Criatividade poliamor

Eu reclamava o lado papai-mamãe das ideias, muito focadas em peças publicitárias

NeyBarbosa by NeyBarbosa
5 de maio de 2020
in Dicas & Macetes
0
Criatividade poliamor

Group of casually dressed business people discussing ideas in the office. Creative professionals gathered at the meeting table for discuss the important issues of the new successful startup project.

2
SHARES
35
VIEWS

O assunto não é novidade para mim. Já faz tempo, quando eu era gerente de promoções e eventos da Coca-Cola, que eu reclamava da McCann, eterna detentora da conta, a falta de traquejo e eficácia em desenvolver ideias e administrar ações que não fossem típicas de propaganda (ainda não existia a Momentum).

Eu reclamava o lado papai-mamãe das ideias, muito focadas em peças publicitárias. Um dia, num papo com o diretor de criação da agência eu disse: “Vocês têm de pensar em algo diferente de uma dupla de criação. Talvez uma trinca de criação, trazendo alguém que pense em ativação, em engajamento, em ações fora da mídia convencional”.

Talvez para se livrar do cliente chato, o diretor de criação respondeu: “Brilhante! Vou levar a ideia adiante! E vou dar o crédito a você”. O tempo passou e nada mudou. Corta para os tempos atuais e vemos aparecer um conceito que extrapola a minha ideia de trinca de criação (um ménage à trois) e parte direto, sem escalas, para um processo poliamor da criatividade. O tema foi objeto de um concorrido fórum no Cannes Lions deste ano.

Liderado pela agência irlandesa Rothco: The Joy of the Polyamorous Creativity. Os criativos da agência, numa mesa redonda com a Serviceplan e a brasileira Mesa, detalharam o seu conceito de poliamor na criatividade.

Pegando uma definição de Poliamor, temos: Poliamor é a prática, o desejo de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos. E é isso mesmo a proposta da agência: trazer para o processo criativo outros elementos além da dupla de criação para pensar juntos e gerar algo mais prazeroso e eficaz que o tradicional papai-mamãe.

O conceito já é prática há tempos, com o brainstorming ou design thinking, mas os criativos foram felizes na conceituação mais picante do poliamor. Mas alertaram que o processo não deve ser uma suruba (sorry pelo termo chulo) sem planejamento. E estabeleceram nove regras para melhor eficácia do processo.

Vamos à elas:

I. Everyone must be into it (Todo mundo deve estar dentro). Não se trata de convidar elementos de fora para opinar. É para estar dentro mesmo! Gerando ideias junto com os demais.

II. Respect all members of the relationships (Respeite todos os membros do grupo/de relacionamento). Mais uma vez, não se deve pensar nos convidados eventuais como meros observadores. É preciso engajá-los e respeitar as suas ideias desde o início.

III. Make space for someone new (Crie espaço para alguém novo). Dependendo do produto ou projeto, é interessante trazer alguém com um perfil mais adequado. Por exemplo, se o produto em foco é para cabelos, convide um cabeleireiro.

IV. Communicate openly (Comunique abertamente). Não guarde as informações mais relevantes para si. É importante que todos os participantes do proces-
so tenham as mesmas informações e sejam atualizados sobre o processo abertamente.

V. Expect to be hard (Não pense que vai ser fácil). É preciso ter em mente que o processo não é uma varinha mágica. Prepare-se para resistências e dificuldades.

VI. If it doesn’t work as two it won’t work as ten (Se não está funcionando com apenas dois, não funcionará com dez). Mais uma vez, o processo não cura todos os males. É preciso que haja um bom ambiente para implementar a inovação.

VII. Don’t keep score (Não fique ressaltando o que um fez e outro não). Deixe o processo fluir. Não importa se as ideias estão vindo de um lado e não do outro. O que importa é elas virem.

VIII. Remain flexible (Mantenha a flexibilidade). Mude o time, envolva outros no meio do processo, se julgar pertinente. Não fique preso a um formato inicial.

IX. Don’t be jealous (Não seja ciumento). As ideias estão surgindo de outros e não de você? Relaxe! É assim que deve ser mesmo.

Bem, esses são os nove pontos colocados pela Rothco para fazer funcionar a tal criatividade poliamor. Relaxe e aproveite!


Fonte: Popmark
Por: Alexis Thuller Pagliarini – superintendente da Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda [email protected]

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Telegram
  • Twitter
  • WhatsApp
Advertisement Banner
Previous Post

Plongée e Contra-Plongée – o que é?

Next Post

MÍDIA PROGRAMÁTICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (E MAIS ALGUMA COISA)

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98715-7264
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://t.me/ppgneybarbosa
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Next Post
MÍDIA PROGRAMÁTICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (E MAIS ALGUMA COISA)

MÍDIA PROGRAMÁTICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (E MAIS ALGUMA COISA)

Discussion about this post

Recomendado

O Método de Leitura 2.0 | #Fotoleitura – Como Tudo Começou

5 anos ago

Gentileza gera gentileza

4 anos ago

Formou 300X600
TriAjuda 300X600
300X600 SERASA EXPERIAN
HOTMART – EU VEREADOR 300×600

Don't Miss

A Vaquinha no Precipício

A Vaquinha no Precipício

13 de maio de 2023
Espetáculo teatral por dois reais – valores e “valores”

Espetáculo teatral por dois reais – valores e “valores”

9 de março de 2023
O hábito de se sentir ofendido

O hábito de se sentir ofendido

4 de março de 2023
O que é a Web3?

O que é a Web3?

2 de março de 2023

Um ser em constante mudança, ainda não satisfeito com os caminhos trilhados, até aqui, por isso em busca de sua realização pessoal e profissional. A estrada do conhecimento é longa, vasta de oportunidades e caminhos que nos levam a lugares inimagináveis. Muito se encontra, inclusive, na Internet, que proporciona crescimento, adquirindo experiências para o seu Ser Profissional.

Fale Comigo: [email protected]

ORCID iD iconhttps://orcid.org/0000-0002-6389-2953

Rolando No Insta…

    Please install/update and activate JNews Instagram plugin.

Siga-me Nas Redes…

  • Sobre Mim
  • Fale Comigo
  • Política de privacidade

COPYRIGHT © 2019/2021 ..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |::..

No Result
View All Result
  • ABRINDO A MENTE
    • O Poder da Ação
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • FALE COMIGO
  • EMPREENDENDO
    • Curso de Fotografia Online
    • Restauramos Seu Score

COPYRIGHT © 2019/2021 ..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |::..

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In