domingo, 14 de agosto de 2022
Assine o Boletim Informativo
  • Entrar
..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO |::..
728X90 SERASA EXPERIAN
Ultrapack 728X90
TriAjuda 728X90
HOTMART – EU VEREADOR 728X90
  • HOME
  • ABRINDO A MENTE
    • O Poder da Ação
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • FALE COMIGO
  • EMPREENDENDO
    • Curso de Fotografia Online
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • ABRINDO A MENTE
    • O Poder da Ação
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • FALE COMIGO
  • EMPREENDENDO
    • Curso de Fotografia Online
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
..::| NEY BARBOSA - JORNALISTA EM FORMAÇÃO |::..
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home SEM 02 CCA1231

A Internet dentro da história social da mídia

NeyBarbosa por NeyBarbosa
13 de setembro de 2019
em CCA1231
0
A Internet dentro da história social da mídia
0
SHARES
13
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A internet revoluciona o mundo ou o mundo usa a internet para se revolucionar?

Livro “Uma história social da mídia, de Gutenberg à Internet”, tenta explicar.

O ovo ou a galinha? Me arrisquei em uma palestra a responder: o galinhovo ou ovolinha! Na verdade, a versão 1.0 desse animal, que foi evoluindo, em novas versões, até se separar em alguma dela e virar o que temos hoje: o ovo 2.0 e a galinha 2.0, que levamos para casa para assar e fazer omelete.

O assunto veio à baila, pois cabe também perguntar: é a internet que revoluciona o mundo ou o mundo que usa a internet para se revolucionar?

É um dos temas do ótimo livro “Uma história social da mídia, de Gutenberg à Internet”, de Asa Briggs e Peter Burke, da Zahar.Nele, se narra a mudança do mundo com a chegada da prensa, inventada por Gutemberg em 1450, que permitiu com a multiplicação de editoras a circulação em maior escala de jornais e livros.

Um processo de mudança cultural, que resultou em diversas revoluções posteriores, tais como a Industrial, Francesa, Americana e a Russa, esta quase 400 anos depois.

O autor considera que não se pode considerar a invenção do livro e dos jornais impressos como principal agente dessas mudanças, mas apenas um propiciador, na qual diversos interessados em transformar a sociedade se apoderaram de seus recursos para atingir seus objetivos.

Na verdade, se não houvesse jornal e livro, Lênin não teria lido lido Marx, que por sua vez não teria lido Hegel. E Lênin não teria publicado o Iskra (Faísca), jornal com o qual os bolcheviques espalharam suas idéias pelo antigo império.

Ao ler o livro de Brig e Burke reforçamos ainda mais a idéia de que mudanças de paradigma de comunicação afetam profundamente a sociedade.

Diferente de outras tecnologias que também mudam o planeta, mas ainda de uso restrito, como um foguete que, por enquanto, alguns poucos humanos ao espaço, a comunicação e a informação são ferramentas básicas para a sobrevivência da espécie para produzir e, portanto, comer, beber, morar e se alimentar.

Se há uma nova possibilidade, pode, assim, fazer tudo isso de uma forma diferente, melhor, mais ágil e é logo difundida rapidamente, esbarrando claro nas resistências do poder estabelecido, como foi na época da proibição da publicação de livros em vários países, no século XVI e XVI como é hoje na China, que limita a internet.

As novas tecnologias de comunicação e a informação, assim, marcam grandes eras na história da humanidade, a saber: o silêncio, os urros, a fala, a escrita, o livro, os meios de comunicação de massa e, agora, a internet.

Nesse processo de rupturas e não de evolução, o ser humano na nova era vai maturando as diversas novas potencialidades do novo meio e dando a alguns revolucionários de plantão novas respostas possíveis, antes inviáveis, a velhas perguntas:

“por que será que isso é assim?”.

  • Por que será que eu compro um CD inteiro quando quero apenas uma música?
  • Por que será que eu pago tão caro para falar com meu primo no exterior?
  • Por que será que eu tenho que sair de casa para comprar os livros que preciso para ir à escola?
  • E por que será que não posso comparar os preços e ver qual é o mais barato?
  • Por que será que eu não posse desenvolver livremente um software com os meus amigos e colocara para o planeta todo usar?
  • E algo que já anda circulando pelo mundo:Por que será que eu voto em um parlamentar para decidir algo que agora já posso fazer de casa?

Assim, podemos dizer que as mudanças na comunicação e informação são agentes condicionantes de alterações sociais. Sozinhas não geram nada, mas na relação do homem transformador com a nova técnica surge uma outra possibilidade, uma verdadeira neo-filosofia, uma jeito diferente de se olhar para o mundo, que permite, assim, resolver problemas antes insolúveis.

E tudo entra em espiral galopante para cima. Vide os últimos 15 anos da rede.

Assim, a Web 2.0 é, no fundo, o início da fase que a galinha (nova) sai do ovo (velho). Ou da galinha (velha) que gera um (novo) ovo. Os que querem mudar a sociedade estão que nem pinto no lixo!


Por: Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br)
Co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus) e coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva.

Advertisement Banner
Postagem anterior

Uma história social da mídia

Próximo post

Mídia e Tenologia: “Convergência”

NeyBarbosa

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Próximo post
Mídia e Tenologia: “Convergência”

Mídia e Tenologia: "Convergência"

Discussão sobre este post

Recomendado

A Expressão Quarto Poder

3 anos atrás

Reflexões Acerca da Aplicabilidade da Lei 11645/08

3 anos atrás

Formou 300X600
TriAjuda 300X600
300X600 SERASA EXPERIAN
HOTMART – EU VEREADOR 300×600

Don't Miss

Sobre mentes perdidas

8 de abril de 2022
banQi Conta Digital: Pix, Cashback e Cartão Grátis

banQi Conta Digital: Pix, Cashback e Cartão Grátis

20 de março de 2021
Tipos de Cultura Organizacional

Tipos de Cultura Organizacional

25 de janeiro de 2021
A história de Leão

A história de Leão

16 de maio de 2020

Um ser em constante mudança, ainda não satisfeito com os caminhos trilhados, até aqui, por isso em busca de sua realização pessoal e profissional. A estrada do conhecimento é longa, vasta de oportunidades e caminhos que nos levam a lugares inimagináveis. Muito se encontra, inclusive, na Internet, que proporciona crescimento, adquirindo experiências para o seu Ser Profissional.

Fale Comigo: contato@neybarbosa.jor.br

ORCID iD iconhttps://orcid.org/0000-0002-6389-2953

Rolando No Insta…

    Please install/update and activate JNews Instagram plugin.

Siga-me Nas Redes…

  • Sobre Mim
  • Fale Comigo
  • Política de privacidade

COPYRIGHT © 2019/2021 ..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |::..

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • ABRINDO A MENTE
    • O Poder da Ação
  • CURSOS COM CERTIFICADO
  • FALE COMIGO
  • EMPREENDENDO
    • Curso de Fotografia Online

COPYRIGHT © 2019/2021 ..::| NEY BARBOSA - PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |::..

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Recuperar Senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login