Introdução ao jornalismo de dados

Nos últimos anos, algumas das reportagens de maior impacto, do jornalismo mundial, precisaram aplicar técnicas de outros campos, como programação, estatística e design, pra chegar na informação de interesse público.
 
Lidar com bases de dados, no processo jornalístico, passou a ser um diferencial para repórteres e uma demanda das principais redações e empresas de comunicação.
 
Este MOOC, produzido pelo Centro Knight, em parceria com a Escola de Dados, tem como objetivo apresentar conceitos e ferramentas para habilitar os participantes a produzirem investigações guiadas por dados.
 
O curso vai ensinar técnicas básicas de todo o fluxo de trabalho com dados, desde a definição da pergunta, passando pela localização dos dados, limpeza e análise até a visualização.
 
Serão apresentados também os problemas mais comuns em cada uma destas etapas e suas possíveis soluções.
 
O curso tem como foco jornalistas, pesquisadores e organizações da sociedade civil com interesse em potencializar o uso de dados em suas atividades.

Inscrever-se na plataforma é fácil. Por favor, siga estes passos:

    • 1. Crie uma conta no sistema do site Journalism Courses. Mesmo que você já tenha feito um curso conosco, talvez seja necessário criar uma nova conta. Verifique se o seu nome de usuário e senha anteriores funcionam antes de criar uma nova conta.
    • 2. Aguarde uma confirmação por email indicando que sua conta foi criada. Se você não receber essa confirmação, verifique sua pasta de spam.
    • 3. Faça o login na plataforma, desça a página com a barra de rolagem até ver a lista de curso e clique no curso “Introdução ao jornalismo de dados: Como entrevistar dados para reportagens investigativas “.

4. Um botão vai aparecer. Clique em “Inscrever-se” para se inscrever no curso. Você poderá acessar o curso no menu “Meus cursos” no topo da página.

  • 5. Você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Por favor, adicione os endereços de email Journalismcourses@austin.utexas.edu e o email do instrutor do curso à sua lista de contatos para garantir que você receba os emails sobre o curso.

Instrutores: Natália Mazotte, Adriano Belisário, Álvaro Justen e Rodrigo Menegat

5 de agosto a 8 de setembro – 2019

Maiores informações, acesse: https://journalismcourses.org/DAD0719.html

Published by NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98715-7264
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://t.me/ppgneybarbosa
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário