Em que pese as relações humanas, sejam elas pessoais ou profissionais, qual o sentido de fazermos, sempre, a vontade do outro, abrindo mão das suas opiniões e ideias?
Não estar de acordo e, ainda assim, concordar, é a mesma coisa de deixar de ser você, para ser o que o outro gostaria que você fosse.
Em algumas situações, é parte do cotidiano, vivenciarmos, relações unilaterais; comumente nas transações profissionais, em parcerias, pessoas tendem a criar situações onde “apenas a sua vontade é a válida”. Ou seja, não existe senso comum. A ideia do que é “nosso” deixa de existir, para ser o que “é meu”.
Mas, o que é Unilateralidade?
-´é algo que está situado de um só lado, que se inclina para um só lado ou que atende a um só lado. A palavra unilateral é formada pelo prefixo “uni”, que significa “um”, “único”, mais a palavra “lateral” que significa lado.
– medida unilateral é a que só atende às razões e aos interesses de apenas uma das partes em questão;
– iluminação unilateral é aquela que está direcionada apenas para um lado, que ilumina só um lado;
– guarda unilateral, é a guarda dos filhos, quando esta recai sobre um dos pais, após a separação do casal.
– na área jurídica, unilateral é um tipo de contrato em que somente uma das partes tem obrigações para com a outra.
Uma negociação, unilateral é uma decisão que beneficia apenas um dos lados em questão, é um tipo de negociação onde os interesses de um dos envolvidos é valorizado em detrimento do outro, ou seja, que sem a participação de outra pessoa, um dos lados toma a decisão que lhe parece mais conveniente.
Cabem, apenas, duas posições, nestas situações:
– aceitar as condições impostas pela outra parte;
– recusar, se manter contra e escolher não fazer parte daquele projeto.
A vida é feita de escolhas e precisamos ter certeza daquilo que somos, do que queremos e aonde vamos, para não permitir que os atalhos nos tirem do nosso caminho.
Ney Barbosa é Graduando em Jornalismo, pela Estácio EAD e responsável pelo Portal de Lauro (www.portaldelauro.com.br) e Lauro Jornal (www.laurojornal.com.br).
Referência Bibliográfica: https://www.significados.com.br, acessado em 21/08/2019
Discussão sobre este post