Tipos de Cultura Organizacional

De acordo com o autor Arthur F. Carmazzi, existem cinco tipos de cultura organizacional:

  • cultura da culpa;
  • cultura multidirecional;
  • cultura vive e deixa viver;
  • cultura que respeita a marca;
  • cultura da liderança enriquecida.

A seguir, vamos tratar de maneira resumida sobre elas.

Cultura da culpa
Esta cultura corporativa cultiva a desconfiança e o medo. Os profissionais culpam-se uns aos outros dos maus resultados para
evitar o castigo individual. Não há iniciativa própria nem cultura de risco, exatamente porque há receio de assumir responsabilidades que podem trazer castigos associados. O compromisso com a empresa existe somente a nível individual.

Cultura multidirecional
A comunicação e a cooperação entre departamentos são mínimas neste tipo de cultura organizativa. Só existe lealdade dentro de determinados grupos (normalmente departamentos), e costumam criar o hábito de criticarem entre si. A empresa é ineficiente e cultiva boatos, e a maioria dos profissionais assumem um compromisso individual, enquanto alguns assumem um compromisso de grupo.

Cultura viva e deixe viver
Este tipo de cultura organizacional cultiva a tolerância, a estagnação mental (não incentiva o crescimento pessoal e profissional do colaborador) e a pouca criatividade. A maior parte dos profissionais tem pouca visão de futuro e deixou de parte a paixão pelo seu trabalho. Há um nível mínimo de comunicação e de cooperação e as coisas parecem funcionar. Contudo, o alarme soa quando todos sentem que pouco podem aprender na empresa. Os profissionais estabelecem relações pessoais com
alguns dos seus colegas e literalmente evitam os restantes. O nível de compromisso balança entre o individual e o compromisso de grupo.

Cultura que respeita a marca
Os profissionais acreditam nos produtos e serviços que a empresa produz, gostam do que a empresa se propõe a alcançar e colaboram ativamente com os seus esforços. Os profissionais antecipam possíveis problemas e ativamente pensam em linhas de trabalho futuro. Este tipo não significa que todos os profissionais se relacionem positivamente com os gestores responsáveis, mas há um compromisso geral sobre o que está a ser feito e o que terá de ser feito. Quase todos os profissionais assumem um compromisso de grupo.

Cultura da liderança enriquecida
Os profissionais veem a empresa como uma extensão de si mesmos, estão satisfeitos com o que conseguem fazer dentro da empresa e cooperam ativamente entre si. Os objetivos individuais estão alinhados com os objetivos da empresa e os profissionais tentam tirar o maior proveito possível do seu trabalho em conjunto. Os líderes não criam seguidores, criam líderes novos. Quase todos os profissionais assumem um compromisso de Organização.


Imagem: Internet

Published by NeyBarbosa

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