É isso que eles querem

Frases impactantes como “meninas de rosa, meninos de azul”, “livrar o país do socialismo”, “chegou a nova era” e similares parecem comprovantes da idiotice do desgoverno Bolsonaro, mas têm uma função estratégica muito sofisticada que talvez você não tenha percebido.

1) Esses slogans desestabilizam a oposição. Pensávamos essas questões como superadas, então dá uma revirada nada saudável no nosso juízo ver alguém proferindo essas barbaridades impunemente. A gente perde o ânimo, cansa de verdade. E é isso que eles querem!

2) Os slogans absurdos também rendem muitas matérias, muitas hashtags, muito engajamento dos dois lados da política. Ou seja: passam a ser assuntos mais urgentes que discutir desigualdade, geração de empregos, corrupção, crescimento. É isso que eles querem!

3) Elas dividem a população e dificultam uma cobrança por parte dos eleitores de ambos espectros políticos. É como se tivéssemos que concordar com tudo ou discordar de tudo pra nos encaixarmos em um dos lados. Em suma, paramos de pensar. É isso que eles querem!

4) Essas frases impactantes também esvaziam o diálogo. E não há nada mais confortável que governar uma população com debate vazio. Fica bem simples manipular todo mundo, a favor e contra. É isso que eles querem!

5) Elas também simplificam o trabalho da imprensa. Pra que perder tempo e dinheiro apurando fatos, se os likes estão garantidos com esses slogans? Põe “BOLSONARO AFIRMA QUE VAI LIVRAR PAÍS DO SOCIALISMO” que a audiência tá garantida”. É isso que eles querem!

6) Temos uma consistente cortina de fumaça, que libera Bolsonaro do compromisso de governar. Em vez de explicar, quais são as medidas reais, para fazer o país voltar a crescer, as “lives” do Bozo serão sobre esses “slogans”. Ele cria, ele repercute, ele explica. É isso que eles querem!

7) Além disso, esses slogans rendem desmentidos, retificações, direitos de resposta e acusações de que a imprensa produz fake news. Imprensa sem credibilidade nunca leva as democracias para um bom lugar. É isso que eles querem!

8) Não se ganha uma eleição presidencial, sem uma estratégia eleitoral inteligente (honesta ou não, tem que ser inteligente). Então vamos parar de subestimar o grupo que está no poder. Eles não são idiotas. Mas é isso que eles querem que você pense!

9) Vamos enxergar além da cortina de fumaça. Cada slogan desse, nos causa uma revolta (ou uma satisfação, a depender de qual lado você está), que nos imobiliza enquanto cidadãos. É exatamente isso que eles querem!

10) Sejamos menos manipuláveis, porque Bolsonaro apenas abriu uma porta, que muitos outros tentarão atravessar. É uma estratégia que veio pra ficar. Será copiada. Sejamos mais inteligentes. É isso que eles NÃO querem. Que a gente pense!

Para finalizar, um conselho: próxima matéria, com frase absurda, que você ler, pense duas vezes antes de sentir algo a respeito. Contenha o impulso de compartilhar, xingar, bater textão. Aguarde uns minutos e pense: “qual a real intenção de dizer isso?”. É isso que eles NÃO querem!


Por: Patrício Júnior

Published by NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98715-7264
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://t.me/ppgneybarbosa
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário