Sobre as Leis da Aprendizagem, as pessoas tem enorme capacidade para aprender novas habilidades.
A personalidade humana é constituída de dois fatores importantes o fator hereditário (internos) e o fator ambiental (externo). Hereditário está relacionado com fatores genéticos como sexo, estatura, cor, feições, instintos, estrutura biológica e fisiológica, necessidades primarias, etc.
Ambientais, aprendizagem, experiências pessoais, hábitos, crenças, valores, percepções, sistema cognitivo, necessidades secundarias, etc.
Aprendizagem é o processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimento sobre meio ambiente e suas relações durante o próprio tempo de vida. Assim o aprendizado acontece quando ocorre mudança de comportamento da pessoa em resposta a uma experiência anterior, é uma mudança no comportamento e ocorre no dia-a-dia.
A aprendizagem obedece as seguintes leis:
- Lei do efeito: Efeitos positivos ou negativos, toda ação gera uma reação. A pessoa tende a manter um comportamento que percebe ser recompensador ou que produza algum efeito.
- Lei do estimulo: Repetitivos e incentivos. Os estímulos, incentivos ou recompensas são importantes na aprendizagem. Os estímulos repetidos tendem a desenvolver padrões estáveis de comportamento.
- Lei da intensidade: Exercício e pratica. A intensidade dos exercícios e das praticas determinam a aprendizagem.
- Lei da frequência: A frequência das praticas e exercícios tende a servir de esforço para a aprendizagem.
- Lei da recentidade: Espaço de tempo, recente. O espaço de tempo entre a aprendizagem e o desempenho é muito importante.
- Lei do descongelamento: Desaprender, operacionalizar diferenças, tempo e novo ambiente. Aprender algo novo significa esquecer algo velho, descongelar experiências e hábitos antigos significa desaprende-los para substitui-los por novos.
- Lei da complexidade crescente: Ensinar do mais fácil ao mais difícil. A aprendizagem é afetada pelo esforço exigido para produzir resposta.
A aprendizagem ocorrerá melhor e será mais efetivo se produzir efeito, estimular com recompensa imediata, intensificar as praticas e torna-las frequentes e constantes para garantir a recentidade daquilo que foi aprendido.
As avaliações dos processos de desenvolvimentos de pessoas podem ser casuais que é quando o treinamento ocorre aleatoriamente ao surgir alguma oportunidade e sem qualquer planejamento, ou, planejado que leva em consideração o planejamento estratégico da organização e lhe serve de base para preparar as pessoas para o futuro intencional porque visa obter objetivos de curto, médio e longo prazo através de mudanças comportamentais. Proativo porque está voltado para frente, futuro; visão de longo prazo voltado para mudanças definitivas e globais; baseado no consenso porque não é imposto de cima para baixo, mas nas aspirações das pessoas.
Fonte: http://sergiosilva.net
Por Sérgio Silva
Em 26 de janeiro de 2017
Discussão sobre este post