Plongée e Contra-Plongée – o que é?

Plongée e Contra-Plongée são dois clássicos tipos de planos, ou ainda, de enquadramento, largamente utilizados no cinema e, também, em curtas metragens. Ambos os métodos de enquadramento são definidos pela altura da câmera em relação ao foco principal da cena.

PLANO PLONGÉE
O Plongée, que significa mergulho, em francês, também conhecido como Câmera Alta, é o termo usado para definir um tipo de enquadramento em que a câmera filma o foco principal, da cena, de cima para baixo, situando o espectador em uma posição mais acima do objeto, olhando a imagem como se estivesse mais alto, olhando de cima.
O plano Plongée é muito utilizado para passar a sensação de inferioridade ao personagem ou objeto. Esse enquadramento produz um efeito de diminuir o objeto, pois o situa em um plano onde existe algo maior do que ele, que o olha de cima e dá conta de toda sua dimensão.
PLANO CONTRA-PLONGÉE
Contra-plongée, quando a câmera está voltada para cima, “contra-mergulho”. Foto: Raquel Colares
Já o Contra-Plongée, como o próprio nome já sugere, é o plano contrário do citado acima. Ele também é chamado de Câmera Baixa, já que, neste enquadramento, a câmera filma o foco principal da cena, de baixo para cima, deixando o espectador abaixo do personagem, ou objeto e engrandecendo-o na cena.
E é exatamente a ideia de engrandecer, que o Contra-Plongée oferece. Ele gera uma sensação de grandiosidade e superioridade, do que está sendo filmado, em relação ao observador.

Published by NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098
(71) 98715-7264
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://t.me/ppgneybarbosa
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Deixe um comentário