O novo perfil do profissional de comunicação ou a inquietação do polvo

Já vai longe o tempo em que para ser um bom profissional de comunicação o candidato precisava ter apenas um bom texto

Isso é coisa do passado!

O mercado de trabalho, hoje, exige muito mais, desses profissionais. A imagem de um polvo ilustra bem o que se espera, do profissional de comunicação, na contemporaneidade. Uma pessoa multitarefa, multitalento. Dono de multi habilidades, capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, ainda é esperado que esse profissional tenha uma capacidade, infinita, de aprender coisas novas.

A convergência dos meios, da internet, das redes sociais, a queda das barreiras entre o físico e o virtual, entre o on e o off-line, tem provocado a transformação do perfil ideal, de um profissional da comunicação. E, neste cenário, a nossa profissão ganhou outros contornos, dimensões e tudo parece ter ficado, ainda mais, desafiador. Ter um bom texto já não basta. Isso virou commoditie. Na era da informação muitiplataforma, ninguém mais quer saber só de textão. É preciso ter algo mais! Entre ler um texto, ou clicar para ver o vídeo e ouvir o áudio, a audiência prefere a segunda opção.

Mas o desafio maior não é esse! Mas sim, conhecer o que ainda não se conhece e saber o que ainda não se sabe. Isso dito assim parece meio assustador, mas é o jeito como as coisas estão. Todos os dias, há umas duas centenas de tarefas, que temos que cumprir e ainda umas duas centenas de coisas, a aprender: o vídeo novo, o filme que estreou, o livro que foi lançado, a música que estourou, o meme do momento, o app que está bombando, a startup da hora, a polêmica do instante.

Todos os dias surge uma demanda nova. Um desafio novo. Algo que não sabemos, ou não conhecemos, está bombando neste momento. E não há nada que possamos fazer, para mudar este quadro. Algumas pessoas podem dizer, que acompanhar tudo, é impossível. Que não existe nenhum profissional, capaz de dar conta de tanta coisa. E que essa exigência, tem gerado angústia, tem sido motivo de stress e até adoecimento das pessoas. Talvez seja! Mas creio que, mais impossível é, almejar ser um profissional de comunicação e querer ter uma carreira de sucesso, neste mercado tão competitivo e movediço, sem ter dentro de si, essa inquietação, que eu chamo de “inquietação do polvo”.


Por: Suely Temporal – jornalista e Sócia Fundadora na empresa ATcom Comunicação Corporativa e Diretora.
Fonte: Press à Porter
Imagem: Divulgação

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