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Curso para jornalistas, integrado pelo Google, Amazon, Twitter e LinkedIn

Curso para jornalistas, integrado pelo Google, Amazon, Twitter e LinkedIn

Companhias digitais estão cada vez mais próximas da produção de conteúdo. Duzentos participantes assistirão a aulas e a palestras, presencialmente ou à distância (//DINO)

É rara uma discussão sobre transformações do jornalismo hoje que não faça escala no Vale do Silício. São, afinal, muitas as questões. Qual é o papel dos gigantes da tecnologia na disseminação e no combate das notícias falsas? Que impacto essas empresas têm na estratégia dos veículos – são competidores pela publicidade, atenção e audiência, ou aliados fundamentais na distribuição de conteúdo?

Não há uma só resposta, claro, mas os protagonistas do setor têm buscado uma evidente aproximação com produtores de conteúdo. Nas eleições do ano passado, por exemplo, Google e Facebook se uniram a mais de vinte veículos – VEJA entre eles – em um pool para desvendar boatos a respeito da corrida presidencial, liderado pelo grupo First Draft, da Universidade Harvard.

Nos Estados Unidos e no Canadá, a Apple acaba de se aliar a publicações célebres, da revista Vogue ao jornal The Wall Street Journal, para oferecer a leitura digital de suas páginas mediante um pagamento mensal.

Entre 21 de julho e 1º de agosto, Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e LinkedIn serão parceiros da Jornada Galápagos de Jornalismo, um curso gratuito para universitários ou graduados em qualquer área promovido pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia recém-criada. Serão escolhidos duzentos participantes.

Trinta farão, presencialmente, uma maratona de oitenta horas durante uma semana em São Paulo (com passagem e hospedagem pagas para quem vem de fora) nas sedes locais desses parceiros, e os outros poderão assistir às aulas e às palestras à distância, por meio de uma plataforma on-line.

No programa estão lições sobre fundamentos básicos da profissão, como apuração e ética, mas também aflições atuais – como, é claro, as fake news.

As inscrições estarão abertas até 30 de abril, através do site Galápagos Newsmaking.


Fonte: Veja Abril