Como criar uma poderosa identidade de marca (um guia passo a passo)

O que é uma identidade de marca? É o seu logotipo? Sua paleta de cores? Seu estilo de infográfico? É tudo isso e mais!

Marty Neumeier, profissional de branding, define uma identidade de marca como “a expressão externa de uma marca, incluindo sua marca registrada, nome, comunicação e aparência visual”. Para nós, uma identidade de marca é a soma total de como sua marca parece, sente e fala com as pessoas. Às vezes, isso inclui até mesmo como soa, prova, sente e até cheira.

Por fim, uma identidade de marca é uma maneira de se comunicar com o mundo, diferenciar-se da concorrência e criar uma experiência de marca que incentive as pessoas a se envolverem com você.

Algumas elevaram a identidade da marca à uma arte (pense na Apple , LEGO ou Levi ), enquanto outras entraram no campo de jogo (pense em Warby Parker ou Casper ). Essas estrelas da marca são bem-sucedidas porque sabem quem são e por que existem e usam todos os aspectos de sua marca para garantir que também a saibamos. (Marcas com identidades fracas geralmente lutam porque não sabem quem são ou lutam para se comunicar bem. Não tem certeza se a sua está funcionando? Aqui estão nove sinais de que não!

Se você deseja que sua marca tenha sucesso e prospere no futuro, é necessário criar uma identidade de marca que transmita, com precisão, sua essência e seja flexível, o suficiente, para evoluir com você. Mas isso não acontece da noite para o dia. Requer um pensamento profundo, uma equipe com fortes habilidades de comunicação e design e uma compreensão íntima da sua marca. Mas isso pode ser feito bem, com excelentes resultados, desde que você tenha a orientação correta. Felizmente, você não precisa fazer isso sozinho.

Como criar uma identidade de marca

Para desmistificar o processo para você, elaboramos este guia passo a passo para criar uma identidade de marca, concentrando-se especificamente nos elementos visuais de uma identidade de marca. O processo pode parecer intimidador, mas já o vimos muitas vezes com nossos parceiros criativos (e através de nossa própria rebranding), para que saibamos em primeira mão quais erros evitar e como facilitar a todos.

Se sua marca está nos estágios iniciais ou se você está se preparando para mudar a sua marca e não sabe por onde começar, siga estas dicas, para passar pelo processo, sem problemas e criar uma identidade de marca mais forte, que o prepare para o sucesso. Vamos lá?

Etapa 1: conclua sua estratégia de marca

A identidade da sua marca é uma ferramenta para ajudá-lo a executar sua estratégia de marca. Sua estratégia é um plano detalhado que descreve exatamente o que você está tentando alcançar e como vai alcançá-lo. Sua identidade de marca, juntamente com sua estratégia de conteúdo, ajuda você a se comunicar de maneira que permita alcançar esses objetivos.

Assim, antes de mergulhar na identidade da sua marca, é importante ter uma estratégia totalmente desenvolvida. À medida que avançamos em nosso processo criativo, abordaremos alguns elementos da estratégia de marca, mas neste post focaremos principalmente no processo de criação da identidade da sua marca.

Para se preparar para o sucesso, é importante concluir sua estratégia e entender os valores principais da sua marca, a voz da marca e a arquitetura de mensagens da marca (também conhecida como posicionamento, valor , slogan e histórias da marca), pois seu design visual funcionará em conjunto. com esses elementos.

Se você não tiver sua estratégia de marca documentada (ou nunca passou pelo exercício), siga nosso guia, sem estresse, para criar uma estratégia de marca e faça o download do nosso Kit de ferramentas de estratégia de marca (material em PDF, em inglês), gratuito, abaixo.

Depois de documentar sua estratégia de marca e obter aprovação da liderança, você pode se concentrar na identidade da marca.

Etapa 2: Entenda o que é uma identidade de marca e o que a torna excelente

Somente um logotipo e uma paleta de cores não criam uma identidade de marca!

Ao projetar sua identidade, você precisa criar uma linguagem visual, abrangente, que possa ser aplicada a tudo, desde seu site, até sua embalagem.

Dependendo da sua marca, suas necessidades podem ser mais amplas, mas uma identidade básica da marca inclui:

  • Logotipo
  • Cores
  • Tipografia
  • Sistema de Design
  • Fotografia
  • Ilustração
  • Iconografia
  • Visualização de dados
  • Elementos interativos
  • Vídeo e movimento
  • Designer de Web

Dito isto, apenas porque você cria esses elementos, não significa que eles sejam eficazes. Uma forte identidade de marca precisa funcionar para todos, tanto para sua equipe interna (por exemplo, embaixadores da marca, criadores de conteúdo), quanto para as pessoas que irão interagir com ela (por exemplo, clientes).

Ao iniciar o processo de design, verifique se a identidade da sua marca é:

  • Distinta: Destaca-se entre os concorrentes e chama a atenção do seu público.
  • Memorável: Causa um impacto visual. (Considere a Apple: o logotipo é tão memorável que apenas inclui o logotipo – e não o nome – em seus produtos.)
  • Escalável e flexível: pode crescer e evoluir com a marca.
  • Coesivo: Cada peça complementa a identidade da marca.
  • Fácil de aplicar: é intuitivo e claro para os designers.

Se algum desses elementos estiver faltando, será um desafio para sua equipe de marca fazer bem o trabalho.

Etapa 3: faça sua pesquisa

Ao iniciar um projeto de marca, você quer abordar cada fase, de um ponto de vista filosófico e altamente crítico – inspecionar, cutucar e cutucar até chegar ao cerne da sua marca. Somente quando você tiver esse conhecimento íntimo você poderá traduzi-lo para uma linguagem visual. Isso significa fazer uma boa quantidade de pesquisa, antes de mergulhar no design.

Sim, esta é, sem dúvida, a etapa mais trabalhosa! Mas é crucial construir as bases sobre as quais sua linguagem visual se sustentará. Aqui, seu objetivo é coletar o máximo de informações, possível, sobre com quem você está tentando se comunicar, quem é sua concorrência e onde está sua marca atualmente.

Primeiro, crie Personas

A identidade da sua marca é o “rosto” que interage com o mundo inteiro. Tudo o que você cria, deve comunicar com precisão quem você é. No entanto, um equívoco comum é que uma identidade de marca é informada, exclusivamente, pelo que sua marca deseja apresentar. Isso não é inteiramente verdade. Também é informado pelo que os clientes da sua marca desejam se envolver, ou estão acostumados a interagir. Se sua identidade não ressoar com eles, não será eficaz.

Isso não significa, necessariamente, que os clientes da sua marca escolherão a cor do seu logotipo; isso significa que você fará escolhas de design mais eficazes, depois de entender suas necessidades, desejos e valores. Para entender quem você está tentando alcançar, este exercício, fácil, para criar personas que representam seus diferentes segmentos de destino. Essas personas identificam informações demográficas e psicográficas, que lhe dão uma visão de quem são essas pessoas e o que as move.

Além do seu público principal (clientes), você também deseja considerar como os grupos secundários, ou terciários, podem perceber sua marca (por exemplo, outras marcas ou funcionários em potencial). Essas informações também podem influenciar suas decisões de design.

Em seguida, identifique sua concorrência

Construir uma identidade de marca tem tudo a ver com diferenciação: tornar sua marca visível, relevante e única. No entanto, sem uma compreensão firme do seu cenário competitivo, é fácil se misturar. Portanto, é crucial entender, não apenas, quem é sua concorrência, mas como sua marca se compara, na percepção e na apresentação.

Para obter uma visão geral da competição, faça uma análise competitiva completa. Se você nunca fez uma antes, aqui está um guia para fazê-lo. Você também pode fazer uma cópia deste modelo, para ajudá-lo a documentar tudo.

À medida que você avança no processo, preste atenção especial à forma como seus concorrentes se apresentam em termos de elementos visuais comuns, tendências, temas visuais específicos do setor, personalidades da marca etc.

Por exemplo, uma vez fizemos uma pesquisa competitiva, para uma marca e descobrimos que todos os seus concorrentes usavam exatamente as mesmas quatro cores. Isso não é incomum, pois muitas indústrias tendem a gravitar em direção aos mesmos elementos visuais (pense na cor vermelha do Netflix e do YouTube), mas revelou uma grande oportunidade de se diferenciar.

Um exemplo notável disso: em 2011, a plataforma de vídeo Twitch se destacou com sua marca totalmente roxa, quando seus concorrentes usavam verdes e vermelhos em negrito. A cor instantaneamente se tornou uma marca registrada de sua marca. (BTW, a empresa teve tanto sucesso que vendeu para a Amazon por US $ 1 bilhão em 2014).

Finalmente, dê uma olhada na sua marca existente

Esteja você construindo sua identidade de marca totalmente do zero ou atualizando uma identidade obsoleta, ainda precisará de uma avaliação completa de:

  • O estado atual da identidade da sua marca;
  • Como essa identidade de marca pode ser criada ou aprimorada para se alinhar com seus objetivos, daqui para frente.

O objetivo é entender como sua marca é percebida, interna e externamente. Obter uma reflexão. honesta e precisa. é a única maneira de entender como e onde você está obtendo sucesso. ou como precisa corrigir o curso.

Essa etapa requer uma quantidade razoável de pesquisas, incluindo conversas e enquetes com:

  • Funcionários
  • Investidores
  • clientes

Para sua equipe interna, você deve distribuir uma pesquisa de auditoria da marca. (Veja como fazer uma, juntamente com as perguntas a serem incluídas.) Esta pesquisa é um mergulho profundo, em todos os aspectos da sua marca, desde seus valores e personalidade, até o logotipo e posicionamento. Novamente, é por isso que ter uma estratégia de marca desenvolvida é tão importante.

Exemplo: essas respostas à pesquisa de auditoria de marca forneceram informações valiosas para nossos designers.

Esta pesquisa nos ajuda a ver a marca de todos os ângulos, incluindo nossas próprias percepções de fora.

Depois de concluir sua pesquisa de auditoria de marca, você poderá usar essas informações para informar seu resumo sobre criativos. O que você deve incluir no seu resumo:

  • Título
  • Visão geral
  • Objetivo / foco
  • Por que você está reformulando?
  • Despesas
  • Data limite
  • Público
    • Quem são eles, como isso pode ter mudado ao longo dos anos
    • Clientes atuais, novos clientes ideais
  • Percepção da marca
  • Objetivo da marca
  • Mensagem principal
  • Proposta de valor
  • Tom / voz / personalidade
  • Métricas de sucesso
  • Concorrentes
  • Informações importantes de experiências passadas
  • Referências ou inspiração relevantes

Depois de ter um entendimento abrangente e íntimo da sua marca, é hora de mudar para o design.

Etapa 4: Crie sua identidade

Nesse momento, você tem uma tonelada de informações para ajudar a informar à ideia, entre sua análise competitiva, feedback do cliente, pesquisa de auditoria da marca e resumo. Nesta fase, você deseja pegar essas informações baseadas em texto e traduzi-las em conceitos visuais. Felizmente, as informações que você possui são frequentemente impregnadas de linguagem emocional sobre a personalidade, os objetivos e os valores da sua marca. Agora, o desafio é descobrir como se comunicar e aprimorar esses sentimentos por meio de recursos visuais.

Você pode resolver isso montando sua equipe para debater nuvens de palavras. O foco não é liberar palavras associadas em outras palavras. O objetivo é dar vida a essas palavras. As associações podem ser abstratas, mas é importante divulgar tudo. Por exemplo:

RÁPIDO> SWIFT

RÁPIDO > CHITA > RELÂMPAGO > ZEUS

Em seguida, você seleciona elementos específicos que provocam a resposta emocional mais forte, acionam imagens adicionais e ajudam a criar um playground visual, para enlouquecer.

Exemplo: nossa equipe trabalhando para a identidade da marca ESPEN (Projeto Especial Expandido para Eliminação de Doenças Tropicais Negligenciadas), um projeto da Fundação Bill & Melinda Gates.

Logotipo

Uma identidade de marca é um sistema de design complexo. Cada elemento influencia o outro, mas começa com o seu logotipo. Você pode ir à escola antiga aqui e arrebentar os lápis para desenhar livremente. À medida que você percorre as iterações, aprimore a marca do logotipo, as formas principais e as imagens complementares – tudo em preto e branco. À medida que você recebe feedback e itera, você deseja garantir que as imagens principais sejam poderosas o suficiente para transmitir a mensagem por si mesmas, sem o aprimoramento da cor. Para obter mais dicas sobre design de logotipo, consulte nosso guia para criar um logotipo. você vai adorar!

Exemplo: Aqui você pode ver muitas iterações do nosso logotipo para UCI Applied Innovation, desde o esboço em preto e branco mais básico até imagens totalmente renderizadas.

E o resultado final:

Cores

Depois de ter imagens visuais sólidas, você poderá explorar as cores . Certamente, a emoção desempenha um papel enorme na escolha da cor. Essa também é, como mencionado anteriormente, uma boa chance de se diferenciar.

Uma boa paleta de cores é limpa e flexível, fornecendo aos designers, opções suficientes para serem criativas, mas não suficientes para sobrecarregar. Isso inclui:

  • 1 cor principal
  • 2 cores primárias
  • 3-5 cores complementares
  • 2 cores de destaque

Para saber mais sobre como criar uma identidade visual poderosa (incluindo o que a pesquisa diz sobre o uso de cores), consulte nossas melhores dicas científicas para criar uma identidade de marca inesquecível .

Exemplo: paletas de cores da identidade da marca Visage.

Tipografia

Cada estágio tem seus próprios desafios, mas a tipografia pode ser complicada, em uma linguagem visual. As marcas costumam seguir tendências (serifa versus não serifa), que são quentes por um segundo, mas podem rapidamente se tornar obsoletas, ou parecer sem originalidade. Lembre-se de que, a identidade da sua marca, é uma linguagem coesa.

Portanto, a tipografia deve ser informada pelas formas do seu logotipo. Você pensaria que é uma escolha simples, mas a tipografia é tão emocional quanto qualquer outra coisa. Ele precisa comunicar a personalidade da marca de forma eficaz. Limite o número de famílias de fontes para 2-3. Isso geralmente inclui um tipo de letra de marca principal e depois um tipo de letra secundário para finalidades específicas com base no local onde será usado, como um tipo de cópia de corpo, tipo de interface do usuário, etc.

Para se aprofundar na escolha da tipografia (incluindo se deve ou não licenciar fontes), consulte nosso guia, para escolher a melhor tipografia para sua marca .

Exemplo: diretrizes de tipografia da identidade da marca Visage.

Sistema de Design

Isso geralmente é um ponto fraco nas linguagens visuais. As marcas pensam que, por terem logotipo, cor e fontes, podem juntá-las de qualquer maneira.

Como a identidade da marca tem a ver com apresentar-se às pessoas, é importante torná-la uma experiência agradável. No design da informação, isso significa fornecer uma apresentação verdadeiramente consistente e coesa.

O objetivo é projetar uma hierarquia e layout intuitivos que facilitam a navegação na comunicação visual. Considere a ordem correta do conteúdo, incluindo cabeçalhos, subtítulos, cópia do corpo, imagens, anúncios, etc.

Exemplo: diretrizes de hierarquia da identidade da marca Avalere Health.

Fotografia

Considere o tipo de imagem que você usará, bem como os tratamentos visuais. Inclua orientações sobre filtros, tratamentos, dimensionamento etc.

Exemplo: diretrizes fotográficas da identidade da marca Visage.

Ilustração

Quando se trata de ilustração, você precisa de uma linguagem coesa e uniforme. Não ilustre demais ou use estilos conflitantes. Em vez disso, pense em como sua ilustração será usada em conjunto com outros elementos visuais.

Exemplo: Ilustrações da  identidade da marca Civ.works.

Iconografia

A boa iconografia é influenciada, não apenas, pela linguagem visual criativa, mas pelas aplicações do trabalho. Depende de qual é o seu produto ou serviço, o setor e o meio (por exemplo, somente Web vs. UI vs. brochuras de vendas).

Exemplo: diretrizes de iconografia da identidade da marca Avalere Health.

Visualização de dados

Os dados devem ser projetados para maior clareza e compreensão, além de apelo estético. Portanto, é importante projetar visualizações que sigam as melhores práticas de visualização de dados. Se você não estiver familiarizado com esta área, consulte este guia, abrangente, para projetar os gráficos e tabelas mais comuns.

Elementos Adicionais

Novamente, sua marca pode ter necessidades exclusivas de comunicação, dependendo do seu setor, conteúdo etc. Certifique-se de que seu design possui:

  • Elementos interativos
  • Motion graphics
  • Vídeo
  • Designer de Web

Para mais, consulte nossa lista de verificação de tudo o que incluir na sua identidade visual , com dicas adicionais para o design de cada elemento.

Etapa 5: crie o guia de estilo da sua marca

A única coisa mais comovente do que uma identidade de marca mal projetada é uma identidade lindamente projetada que nunca é usada ou usada incorretamente. Um guia de estilo de marca é o salvador aqui – se for criado da maneira certa.

Inclua diretrizes claras e fáceis de seguir para todas as partes da identidade da marca, incluindo exemplos e casos de uso. Inclua também detalhes práticos, indicando o máximo de informações necessárias para ajudar seu designer a replicar a identidade da marca com sucesso. Para obter mais instruções, siga nosso guia para criar um guia de estilo de marca que as pessoas realmente usarão.

Depois de concluído, verifique se as diretrizes são distribuídas para a equipe, armazenadas em um local de fácil acesso e atualizadas regularmente.

Exemplo: O guia de estilo Avalere Health.

Mantenha sua identidade de marca forte

Projetar uma identidade de marca bem-sucedida exige muito trabalho e colaboração. Para manter sua equipe na mesma página e capacitá-los para fazer o melhor trabalho possível, verifique se eles são:


Fonte: https://www.columnfivemedia.com/ acessado e traduzido pelo Google em 28/03/2020

Published by NeyBarbosa

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"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

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