Top
5 dicas para obter fontes de informações confiáveis – ..::| NEY BARBOSA – PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO |::..
fade
746
post-template-default,single,single-post,postid-746,single-format-standard,wp-custom-logo,eltd-core-1.2.1,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,e-lazyload,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-4

5 dicas para obter fontes de informações confiáveis

5 dicas para obter fontes de informações confiáveis

Um dos maiores perigos para os jornalistas são as fontes novas ou não confiáveis, que acham que todo dia é 1º de abril. Isso faz com que a busca por fontes relevantes e confiáveis seja algo que os jornalistas têm que enfrentar todos os dias.
Por isso selecionamos 5 dicas para ajudar a encontrar a melhor fonte possível. Confira abaixo:
1 – Não se contente com uma única fonte
Busque duas, três, quatro, quantas fontes forem possíveis para ter a certeza de que não há nenhuma aresta sobrando. O trabalho do jornalista também é fazer pesquisa. Portanto, quando mais sólidas forem suas fontes, melhor será o resultado do seu trabalho.
2 – Evite os “famosos” de plantão
Há pessoas que só querem ver seu nome estampado em uma reportagem e contam as histórias mais incríveis para que isso aconteça. Evite estas pessoas. Prefira quem se mostra realmente interessado pelo assunto e que, efetivamente, tenha algum envolvimento com o tema.
3 – Seja um bom observador
Nem sempre o que a pessoa tem a falar é dito com palavras. Fique atento às expressões e reações que as pessoas têm, pois isso pode ajudar muito tanto para encontrar pessoas envolvidas com o tema, quanto os mentirosos.
4 – Não tenha medo
O medo é um dos maiores vilões para os jornalistas. Deixe-o de lado. Vá atrás, cave fundo e mergulhe de cabeça no buraco. Situações extremamente difíceis irão aparecer, mas geralmente são delas que surgem as melhores provas.
5 – Todo dia é dia da mentira
Não há dia, hora ou lugar para uma mentira surgir, por isso desconfie de todos – isso inclui você mesmo. Como diz o ditado: o pior cego é aquele que não quer ver. Não seja um destes: veja, ouça e escreva tudo com um pé atrás, um simples detalhe pode acabar com um grande trabalho.


Fonte: Dino